BLOG ALTERNATIVA

COZINHA COMPACTA E FUNCIONAL

Cozinha Compacta e Funcional

Hoje em dia está cada vez mais comum nos depararmos com espaços reduzidos e, consequentemente planejar estes espaços se torna cada vez mais essencial. Conseguir realizar um bom projeto de interiores não é somente uma questão estética, mas também por que assim cada cantinho será muito bem aproveitado, tornando todo o espaço mais funcional e prático.

Uma forma de aproveitar os espaços de apartamentos pequenos é a utilização de racks, criados mudos suspensos, armários aéreos, nichos e prateleiras, que economizam espaço e liberam mais área para circulação. A integração dos ambientes é uma excelente opção para quem possui um espaço reduzido, promovendo uma sensação de amplitude e o visual fica mais clean e organizado também.

Em um projeto de cozinha, por exemplo, é muito importante pensar em todos os detalhes para aproveitar os espaços horizontais e verticais da melhor maneira possível e não comprometer o fluxo de circulação, proporcionando um espaço muito mais organizado e funcional, além de ter maior durabilidade e qualidade do que uma cozinha tradicional.

Na grande maioria dos apartamentos atuais a cozinha é em formato horizontal, como se fosse um “corredor” e a área de serviço vem logo em seguida. Uma dica legal é esconder a área de serviço através de alguma divisão. De uma forma geral este tipo de divisão é feita em materiais translúcidos, como é o caso do vidro jateado, para permitir a continuidade na iluminação do espaço.

Para dar um charme especial, a estrutura desta porta poderá ser feita em perfis de alumínio, como é o caso da imagem acima, onde foram utilizados perfis da Linha Sotille Alternativa, deixando o ambiente com uma cara muito mais moderna e estilosa. Na prática, a porta permanece aberta no dia a dia para que seja possível manter a ventilação natural, garantir iluminação para os dois ambientes e, será fechada para ocultar o varal, evitar cheiro de comida nas roupas e facilitar a rotina de organização dos dois ambientes.

O uso de tons claros  é ideal para as paredes e mobiliário de espaços pequenos, sem contar que ajudam a obter mais amplitude e luminosidade. Os detalhes podem ser com pedra natural, que dará um aspecto muito moderno ao ambiente. No caso da cozinha pequena, é necessário escolher os acabamentos com cuidado, pois são eles que darão a funcionalidade que este espaço precisa. Um balcão com fácil abertura e fechamento é essencial, não somente em espaços pequenos é claro, mas quanto maior o conforto do espaço pequeno, melhores resultados no dia a dia de quem vai utilizar. Para isto, opte por perfis da Linha Arezzo Alternativa. Muito práticos e modernos, eles são ergonômicos e com uma textura agradável, sem falar que são muito discretos, o que faz com que se adaptem aos mais variados projetos e estilos, priorizando a facilidade de manuseio de tudo o que ficará guardado dentro dele, o que vai facilitar o preparo das refeições, por exemplo.

Na parte de cima, o balcão ou aéreo, também deve seguir a mesma linha de praticidade que os demais móveis. Se optar por portas deslizantes, ter certeza de que o deslize é suave e conta com um bom amortecedor para não gerar impacto que possa danificar o móvel, é fundamental. Para quem deseja praticidade e eficiência o sistema AL33 é ideal. O sistema conta com roldanas superiores e inferiores, garantindo maior estabilidade da porta ao deslizar, a sua regulagem lateral garante conforto na hora da instalação e montagem das portas. O AL33 pode ser embutido ou então sobreposto e, possui trilho exclusivo (1054) que garante o acabamento perfeito e pode ser utilizado em conjunto com o amortecedor AL37. Já para os puxadores do aéreo, garantir a resistência e de quebra obter um design elegante faz toda a diferença. Este é o caso dos perfis 3345P, que além de serem muito resistentes, possuem um design discreto e facilitam a pegada, deixando o móvel com uma aparência moderna.

Uma boa iluminação também é fundamental para esta parte da cozinha, assim ficará mais fácil de enxergar e preparar alimentos à noite, por exemplo. Um efeito linear e sem deixar os pontos do LED aparentes é fundamental para harmonizar com o restante do projeto. Para isto, perfis difusores de LED, como o LED 02 da Alternativa vão garantir este efeito de iluminação contínua.

Pronto! Com estas dicas, ficará muito mais fácil organizar o espaço que será destinado à cozinha e organizar os móveis e eletrodomésticos que serão instalados neste espaço que é sem dúvidas um dos mais utilizados da casa.

MATÉRIAS RELACIONADAS